sábado, 21 de janeiro de 2012

Projeto Positivando o IDH vai a Brejo de Areia e Lagoa Grande do Maranhão

Do Jornal Pequeno
 http://www.jornalpequeno.com.br/2012/1/20/projeto-positivando-o-idh-vai-a-brejo-de-areia-e-lagoa-grande-do-maranhao-184379.htm
 
Os municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Brejo de Areia, localizados a 224km e 305 Km de São Luís, respectivamente, são as próximas localidades onde serão realizadas audiências públicas do projeto Positivando o Desenvolvimento Humano, do Ministério Público do Maranhão (MPMA). As audiências ocorrem nos dias 24 e 25 de janeiro. Lagoa Grande do Maranhão possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,492 e Brejo de Areia registra o índice de 0,501.
Iniciado em outubro de 2011, o projeto já visitou seis dos municípios maranhenses com IDH baixo, conforme constatado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O primeiro momento do Positivando consiste em audiências públicas realizadas para ouvir a população sobre a qualidade de vida, que engloba aspectos como aplicação de políticas públicas, execução de convênios, qualidade nos serviços de energia elétrica, saneamento básico, telefonia, educação, saúde entre outros. Após este momento, são feitas mediações entre gestores públicos e empresas que fornecem serviços na região, a fim de garantir os direitos dos cidadãos dos municípios envolvidos no projeto.
As audiências públicas, também possibilitam que cidadãos, gestores públicos, autoridades civis e religiosas e líderes sindicais, analisem juntos as deficiências do local e o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O projeto também permite aos promotores de Justiça, responsáveis pelas Comarcas que englobam os municípios visitados, estar mais próximos do cidadão.
“Momentos como este são importantes para saber as deficiências nos serviços oferecidos e também permitem que os cidadãos monitorem o atendimento às suas reivindicações”, explica o promotor de Justiça Reginaldo Júnior Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, da qual Lagoa Grande do Maranhão é termo judiciário.
VISITAS PRECURSORAS
Antes das audiências, a equipe do projeto faz visitas precursoras às cidades para analisar a infraestrutura existente para a realização das audiências.
Durante a visita precursora a Lagoa Grande do Maranhão, a equipe testemunhou a ida do promotor de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, Reginaldo Carvalho, ao Conselho Tutelar do município para atender a população. “Fazemos um serviço itinerante aqui na região, facilitando o acesso às pessoas aos serviços oferecidos pela promotoria”, explicou.
No Conselho Tutelar, o promotor atendeu Elisangela Castro Pedrosa, que mudou de Lago da Pedra para Lagoa Grande do Maranhão para fugir dos maus tratos do marido. “Nós estamos separados há quatro meses. Ele disse que ia levar as crianças ao médico e nunca mais voltou. Tenho medo de ir buscá-las ele me bater ou fazer algo contra mim”, contou. Segundo ela, a presença do promotor de Justiça facilitou a vida dela.
LAGOA GRANDE DO MARANHÃO
Distância à capital: 224km
População (IBGE 2010): 10.517
Desmembrado do município de Lago da Pedra, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 6170, de 10 de novembro de 1994.
Em 2005, Lagoa Grande do Maranhão chegou a liderar o ranking dos municípios do país com o maior número de excluídos, com Índice de Exclusão Social (IES) de 74,47 %,
BREJO DE AREIA
Desmembrado do município de Altamira do Maranhão, foi elevado à categoria de município com a denominação de Bom Lugar, pela Lei Estadual nº 6170, de 10 de novembro de 1994.
Distância à capital: 305km
População (IBGE 2010): 5.577
SERVIÇO
O quê: Audiências públicas do projeto Positivando o Desenvolvimento Humano, do MPMA, com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travassos
Onde: Quadra poliesportiva de Lagoa Grande do Maranhão e Centro Social de Brejo de Areia Quando: 24 de janeiro (Lagoa Grande do Maranhão) e 25 de janeiro (Brejo de Areia)

Um comentário:

  1. Muito triste ver a situação do município de Brjo de areia dessa forma. Municipioo novo que tinha tudo pra ser uma cidade promissora, pois foi criada sem nenhuma dívida. mas infelizmente seus prefeitos Miranda- 08 anos; Eduardo(subrinho do miranda) - 04 anos e Ludmila(mulher do miranda) - 03 anos nestes quase 16 anos de emancipação nao fizeram quase nada para melhorar a cidade. Infelizmente a oposição do brejo de Areia é muito desorganizada, pois se tivesse o mínimo de organização com certeza tomava essa prefeitura dessa família que continuamente vem desviando os recursos do municipio. Só pra vcs terem uma idéia da adimistração atual, a prefeita está com suas prestação de contas todas atrazadas. Ah, e ainda querem emppurrar para Altamira o filho do Miranda que mora no Rio de Janeiro para ser candidato a prefeito em Altamira, onde vamos parar com tudo isso? Eita olho gordo, pq eles não apoiam alguém de Altamira, será que só eles é que pensam que sabem administrar um municipio, acho que é o contrário, eles querem é mais uma boquinha. Acorda meu povo. É hora de lutar, pq entregar nossas cidades a forasteiros, será que em Brejo de Areia ou até mesmo em Altamira não tenha um filho da terra que tenha condições de ser prefeito?
    Vamos deixar os interresses financeiros e pessoais de lado e lutar por nossa cidade. Pois só assim nós ou nossos filhos poderão ser prefeito da nossa cidade um dia. Grande abraço a todos e parabéns pelo blog.
    obs: gostaria de pedir ao blog que colocasse mais coisas sobre o Brejo de Areia.

    ResponderExcluir