sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

IPVA 2013: saiba quanto você vai pagar





A consulta aos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 já está disponível no site da Sefaz.
A consulta aos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 já está disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Clique aqui para consultar, ou, se preferir, percorra o longo caminho oferecido pela Sefaz abaixo.
Como consultar:
1. Acesse o site da Sefaz www.sefaz.ma.gov.br
2. No menu “Destaques”, clique em IPVA (ou no link www.sefaz.ma.gov.br/ipva/menu.asp)
3. Clique em “Emissão do DARE” (ou no link www.detran.ma.gov.br/licenciamento/)
4. Informe o número do Renavam e clique em “Consultar Débitos” (O sistema informa o seguro obrigatório DPVAT, a taxa de licenciamento a eventuais multas)
5. Para consultar os valores do IPVA clique em “Consultar IPVA – SEFAZ/MA”
6. Informe o Renavam ou o número do Chassi, o código de segurança e clique em “Consultar”.
Além de informar o valor exato do imposto, o sistema dá a opção ao contribuinte de gerar o boleto para efetuar o pagamento (basta clicar no ícone de impressão que fica ao lado de cada item).
Outra possibilidade de consulta é por meio de qualquer terminal (caixa eletrônico) de auto-atendimento do Banco do Brasil (correntistas ou não). Basta apertar em qualquer tecla e escolher a opção Extrato do Renavam.
Se não puder emitir o boleto, o contribuinte pode fazer o pagamento na agência do Banco do Brasil, basta informar o número do Renavam ao caixa que os tributos poderão ser pagos. Para correntistas do Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito ainda por meio de débito em conta corrente, via canais de auto-atendimento e internet.
O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou pode ser parcelado em até três vezes. Para quem optar por cota única, o pagamento está previsto para o mês de março, já para os contribuintes que decidirem parcelar, a primeira parcela deve ser efetuada em fevereiro, de acordo com final da placa dos veículos (ver tabela).
(As informações são do Governo do Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário