quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM AO EX- PREF. DE ALTAMIRA DO MARANHÃO FRANCISCO ALVES DA SILVA, MAS CONHECIDO COMO CHICÔ.


Texto escrito por Edivan Silva(filho do Sr. Chicô)


DOIS ANOS DE SAUDADE...
Aos 16/11/1932, em Araripina/PE, nasceu o homem que faria história no município de Altamira do Maranhão...
De tropeiro e comerciante, movido pelo seu espírito de luta, trabalho e honestidade, veio á torna-se um grande fazendeiro e homem de negócios.
Seu jeito manso e de um exímio conselheiro atraía para si, onde quer que estivesse, a companhia de dezenas de pessoas, de quem ouvia suas histórias, sucessos, fracassos, vitórias e derrotas.
Na sua casa ou onde quer que estivesse, nunca estava sozinho... Assim, aos poucos, foi se constituindo numa referência e naturalmente, esse seu estilo, o conduziu à vida pública, onde exerceu o cargo de Vereador (Presidente da Câmara) e em 1976, foi eleito Prefeito Municipal, com uma expressiva votação, até hoje, a maior história de Altamira.
Quem até então tinha somente dinheiro, fruto do seu trabalho e labuta, agora passa a ter também poder. Como diz a sabedoria popular, as duas “coisas” que permitem, verdadeiramente, conhecer um homem na sua essência...
E qual era a essência desse homem, na riqueza ou na pobreza, na glória ou no infortúnio? Qual era a essência desse homem que transformou a vida de milhares de pessoas?
Alguns diriam, paciência, desprendimento e solidariedade... Outros tantos responderiam simplicidade e uma extrema capacidade de rir e dá a volta por cima... Afinal, se pôde usufruir de riqueza e de poder, exatamente pelo seu desprendimento e generosidade, também veio, por diversas vezes, a sentir o abandono, a traição e a falta de recursos financeiros.
E eis que nessas horas, em qualquer ser humano sentir-se-ia injustiçado, manifestando rebeldia ou deixando-se abater pela desesperança e desânimo, ele fazia brotar de dentro de si, a singeleza de um sorriso, demonstrando sua enorme capacidade de adaptação e bom-humor.
Para ilustrar sua generosidade e compromisso com o povo, demandaríamos de muitas páginas citando suas obras e sobretudo suas atitudes. Todavia, para ser objetivo, cabe apenas dizer que foi o homem público que, numa perspectiva típica daqueles que enxergam longe, mais contribuiu com a educação, “dentro e fora de casa”, nos limites do município ou além deles.
Quem não lembra de pelo menos um então jovem, hoje homem, cidadão e profissional altamirense, que não tenha recebido sua generosa contribuição e hospitaleira receptividade, seja sendo escolhido na sua residência em São Luís, seja recebendo dele a ajuda financeira direta para estudar?
Quem não lembra de um pai ou mãe de família que não recebeu sua ajuda para cuidar da saúde ou para abrandar a dor num momento de perda?
Claro que estamos falando de um “homem-gente”... E gente como agente e que portanto, carregava consigo virtudes e defeitos, afetos e desafetos...
Todavia, como homem público é indiscutível seu perfil diplomático, civilizado e de extremo respeito ao próximo e ás famílias, que sempre se solidarizava com suas alegrias e dores, nutrindo grandioso respeito pela sua história e sua gente...
Entre altos e baixos, sem muito sofrimento, a não ser para seus amigos, familiares e sua gente em 12/02/2010, deixou nosso convívio, partindo para à eternidade. Mas um homem com essa história e essa essência, que viveu plantando a paz e a solidariedade, não morre jamais, pois basta olhar a nossa volta para encontrarmos as marcas e reflexos das suas obras, das suas ações, enfim, da sua essência...
Francisco Alves da Silva ou simplesmente CHICÔ, eis o homem com essa essência...

4 comentários:

  1. Até que enfim uma boa lembrança de um cidadão que por aqui passou e deixou marcas que jamais poderão ser esquecida.

    ResponderExcluir
  2. CHICÔ EXEMPLO DE DIGNIDADE DENTRO E FORA DA POLITICA!

    ResponderExcluir
  3. Chico, o maior exemplo de luta e a maior liçao de vida pública já registrados na política altamirense.

    ResponderExcluir
  4. anônimo uma pessoa maravilhosa respeitador alegre que deichou saudades.

    ResponderExcluir